23 de outubro de 2017
Passo a passo de todas as etapas do projeto arquitetônico
Vai construir e não sabe por onde começar? Montamos esse post para te ajudar com todas as etapas da sua obra!
#1 Escolha do terreno
Para quem vai comprar o terreno a dica é procurar um escritório de arquitetura antes. São muitos detalhes que podem ser avaliados antes da compra, como a topografia do terreno, insolação e ventilação, se há córrego na região. Muitas dessas questões passariam despercebidas para um leigo em obras, mas são questões importantes na hora de iniciar a obra.
#2 Programa de necessidades
Nesta etapa serão definidos as necessidades do projeto, em relação aos hábitos da família, do trabalho, dos animais, enfim o cliente expõe seus problemas, seus gostos e seus objetivos. Por exemplo: três quartos, dois banheiros, área de lazer com piscina e sauna…
Após todas as informações é possível analisar a viabilidade de atender todos os pontos, se será necessário alguma adaptação e propor novidades para a obra.
#3 Levantamento e Visita ao local
Caso o arquiteto ainda não conheça o local da obra, esse é o momento. Analisa-se as vistas e condicionantes como clima e insolação.
Antes de iniciar o projeto arquitetônico é preciso fazer o levantamento métrico e topográfico do terreno. Para reformas, o arquiteto faz o levantamento métrico do local.
Neste momento, são analisadas as normas de construção no local, como o Plano Diretor da cidade, normas de área ambiental, normas do condomínio e demais necessárias para a realização do projeto.
#4 Estudo Preliminar
Primeiro projeto do processo arquitetônico, neste momento são apresentados as ideias iniciais para implantação e volumetria. São feitas plantas mais simples com as metragens e disposição dos ambientes.
Esse é o momento de fazer alterações no projeto, para que fique de acordo com as necessidades e gostos do cliente.
#5 Anteprojeto
É um projeto mais detalhado do que foi acordado no Estudo Preliminar. A partir daqui são feitos evoluções do desenho, por isso é tão importante que todas as alterações tenham sido feitas na etapa anterior.
Com o anteprojeto arquitetônico é possível desenvolver os projetos complementares, como estrutural, hidráulica e elétrica, por exemplo.
#6 Projeto Legal
Nesta etapa são enviados as pranchas com os desenhos para a Prefeitura do Município. Os arquitetos e engenheiros da prefeitura conferem se o projeto se encontra de acordo com as normas locais.
O projeto também necessita ser enviado aos órgãos fiscalizadores, como corpo de bombeiros por exemplo, e estando tudo certo em todas as entidades é hora de iniciar a obra.
#7 Projeto Executivo
São feitos todos os desenhos detalhados que irão para o canteiro de obras. Reuniões com o mestre de obras são importantes para que o arquiteto mostre todos os detalhes do projeto.
Com este projeto que o marceneiro, gesseiro e demais profissionais irão seguir para dar andamento em seus trabalhos, por isso é de fundamental importância um bom detalhamento para evitar perdas de materiais e tempo de serviço.
Essas etapas também servem para reforma, dependendo sempre da escala do projeto, sendo de grande ou pequeno porte a obra e sua complexidade.
Gostaram da dica de hoje? Ainda possui dúvidas? Mande para a gente no contato@idecora.com.br
Para saber tudo sobre o nosso trabalho acesse: http://www.idecora.com.br/
Deixe seu comentário